quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Chocolate gourmet é tendência irreversível

Uma “experiência sensorial diferenciada”.
Este conceito de chocolate gourmet, apresentando pela Barry-Callebaut no Congresso Latino Americano do Chocolate (Chocolatino), que encerrou sábado passado em Gramado, sintetiza a busca de quem se dedica a fabricar essa categoria de chocolate. Plínio Freitas, gerente gourmet da centenária Barry-Callebaut, o principal fornecedor mundial de cacau e chocolate de qualidade para fabricantes, esmiuçou na sua palestra as características do produto:
Qualidade assegurada – cacau cultivado sob normas de qualidade e denominação de origem, amêndoas de cacau selecionadas que vão gerar este chocolate com perceptível presença do cacau.
Preço justo – a equação que permite uma margem de lucro interessante para o fabricante sem inviabilizar o custo final para o consumidor.
Encantamento – um chocolate que seduz pelo conjunto de aparência, aroma e sabor.
Experiência única – a degustação de um chocolate gourmet é uma revelação ao paladar.
Saúde e prazer – pesquisas científicas já comprovaram os benefícios do chocolate, com alta concentração de cacau, ao organismo humano, o que inclui o aumento da sensação de prazer e bem estar por ação da serotonina.
Praticidade e disponibilidade – o chocolate gourmet se apresenta em formatos atraentes e acessíveis, como barrinhas e trufas, para uma degustação descomplicada e também exige novos canais de comercialização, que facilitem o acesso do consumidor a este produto muito além das tradicionais chocolateries.
Nos três dias do Chocolatino, todos os outros palestrantes também apontaram o chocolate gourmet como tendência absoluta de mercado. Getúlio Ursolino Neto, presidente da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) apontou o segmento gourmet como o novo estágio de evolução do chocolate e sentenciou que Gramado pode ser novamente referência no país - a exemplo do que foi com o chocolate caseiro criado pela Prawer - com a exploração deste nicho de mercado.
A Prawer, como pioneira sempre em sintonia com as tendências, investe já há alguns anos no chocolate gourmet, tendo lançado vários produtos nessa linha no passado, quando ainda nem era tendência, como as trufas e tabletinhos de especiarias e de nibs de cacau (foto abaixo). Em breve a Prawer terá outra novidade gourmet no mercado.


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