quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Prawer e Ravanello em parceria surpreendente


A degustação de queijos, salames e vinhos é uma das delícias da Serra Gaúcha. Pois a combinação ganha versão gourmet inusitada com um queijo de chocolate branco, gorgonzola e pistache, um salame de chocolate semi amargo com toque de pimenta e especiarias e um vinho espumante brut de uvas Pinot Noir e Chardonnay. Os produtos, da Chocolates Prawer e da Vinícola Ravanello, são apresentados em uma bela caixa de madeira para degustação simultânea, o que promete surpreender até mesmo paladares ecléticos.

Virgínia Dias, engenheira de alimentos da Prawer, comenta: “A tendência de produtos gourmet e suas denominações de origem nos vinhos e espumantes e no chocolate instigam o apreciador da boa gastronomia a experimentar sabores mais exóticos e harmonizações”. O queijo, que combina o doce do chocolate branco com o salgado do queijo gorgonzola e do pistache e o salame, que mescla os sabores de chocolate meio amargo com pimenta, canela e noz moscada, se revelaram perfeitos para a harmonização com vinhos espumantes. “É uma bela experiência para o consumidor gourmet vivenciar com sua família ou amigos”, afirma Virgínia.

Celito Crivellaro Guerra, doutor em enologia e consultor técnico da Vinícola Ravanello, experiente degustador, de paladar apurado em inúmeras experiências de harmonização aqui no Brasil e no exterior, dá suas impressões: “O toque apimentado no chocolate acentua o gosto agradável e diminui a sensação de sucrosidade (presença de açúcar). O gás carbônico do espumante, liberado como um 'colchão' de espuma na boca em presença do chocolate, torna ainda mais harmônica e elegante a combinação”.

O enólogo comenta que a diferença de temperatura do chocolate e do vinho espumante (o primeiro está próximo à temperatura da boca – 37°C – e o segundo entra na boca a cerca de 10°C) é que faz com que o espumante libere seu gás carbônico sob essa forma de “colchão” de espuma. Guerra explica também que o chocolate é untuoso (presença de gordura) e, com o leve toque amargo aportado pelo gorgonzola e pelas especiarias, proporciona na boca uma espécie de aquecimento. O espumante, em contato com o chocolate, causa uma sensação de refrescância, diluindo a untuosidade do chocolate.

A harmonização dos chocolates (queijo e salame) com o espumante brut pode ser feita em qualquer época do ano, mas ganha um apelo especial com as festas e a estação de clima mais quente. O espumante da Ravanello é elaborado pelo método tradicional ou champenoise (mais artesanal, direto na garrafa), tem coloração palha, aroma delicado de levedo, massa de pão e maçã verde, com leve fundo de néctar de mel. Em boca é delicado, elegante e muito agradável.

A experiência aporta a sensação de bem estar ao paladar, aguçando as papilas e provocando a vontade de repeti-la. Uma bela opção de presente para instigar paladares nas festas deste fim de ano – já nas lojas da Prawer.

O lançamento da caixa aconteceu na Vinícola Ravanello em um charmoso piquenique para convidados.











Nenhum comentário:

Postar um comentário